SOBRE

O Grupo Giuseppe Garibaldi é um grupo folclórico situado na cidade de Curitiba-PR e possui intuito de divulgar o folclore italiano.

O trabalho desenvolve-se em torno das danças folclóricas italianas. Nele realizamos uma pesquisa séria diretamente nas raízes, a partir dos grupos folcóricos italianos, passando pela história da imigração e dos nossos ancestrais, aqui em nossa pátria Brasil. Sendo assim ao longo do tempo, o folclore foi trazido pelos imigrantes italianos e preservado pelas gerações aqui no Brasil, tratando-se da história também de nós brasileiros.

Em nossos ensaios passamos estes estudos que transformam-se em coreografias e são levadas ao público através de apresentações em eventos de diversas áreas, de diversas cidades pelo país.

Como resultado disto a entidade torna-se um local de encontro extremamente saudável, onde a amizade, o respeito, o companheirismo, o ambiente familiar e a atividade física, unem-se e chamamos de "GRUPO".

HISTÓRICO

Em outubro de 1991, um grupo de amigos de Curitiba-PR reuniu-se com o objetivo de criar um grupo folclórico autêntico, que fosse fidedigno às tradições e à cultura italiana, e dispostos a trabalharem para divulgação desta cultura no Brasil.

Foi fundado então o Gruppo Folklorístico Italiano Giuseppe Garibaldi, que começou a divulgar a tradição e a cultura italiana através de danças típicas de várias regiões da Itália.

Nestes 26 anos de existência, o grupo participou de diversos eventos no estado do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Desde festas populares a espetáculos em grandiosos teatros, o grupo leva a alegria contagiante e séculos de história de um povo cuja cultura nos enriquece até hoje nos mais variados aspectos.

O grupo filiou-se à AINTEPAR - Associação Inter-Étnica do Paraná, que promove os grupos folclóricos do Paraná com a intenção de motivar a preservação das características culturais dos imigrantes que se estabeleceram no estado e também promove todos os anos o Festival Folclórico e de Etnias do Paraná.

Em 2015 o grupo integrou-se ao Clube Trieste de Santa Felicidade.

DIRETORIA

Angelica Estella Kaspchak

Letícia Cavagnari

Fabrício Fiorani Schunemann

Downloads

Logotipo/Brasão do Grupo 2015 (JPG)

Imprensa

Matérias (Em breve)