Apresentações

As apresentações

Em suas apresentações o grupo tem como objetivo mostrar o lado divertido e curioso desta descendência, que são estudados e pesquisados seriamente através de contatos com grupos folclóricos e entidades italianas, onde são mostrados com fidelidade cada costume, cada passo e cada coreografia do espetáculo. Através das músicas e das encenações teatrais das danças o grupo enriquece os conhecimentos não só dos descendentes de italianos, mas da população em geral, dessa cultura que está inserida no dia-a-dia de cada um, nos gestos, palavras e no sangue quente, demonstrado através das emoções.

As danças retratam, entre outras coisas, o cotidiano italiano em meados de 1800 a 1950. Nas cenas familiares da vida doméstica, são mostrados os casamentos e os hábitos. No trabalho, o cultivo da uva, do café e bem como alguns trabalhos manuais desenvolvidos pelos camponeses. Na fé, os costumes religiosos. O período da imigração também é apresentado, bem como a viagem, as esperanças e sentimento do povo em relação a uma terra desconhecida, alegrando e emocionando pessoas de todas as idades.

Entre nossas maiores participações destacamos a gravação de dois capítulos da novela "Esperança" da Rede Globo de Televisão, aonde contracenamos com os atores Simone Spoladore, Emílio Orciollo Netto e Rarnieri Gonzales, dançando as músicas sardas "Ballo Della Disput'a" e "Su Ballu Gabiddu". Participaram também da gravação os atores Othon Bastos, Araci Esteves, Antônio Petrim e José Victor Castiel.

O Grupo Giuseppe Garibaldi mantém em seu repertório mais de 50 coreografias, entre danças originais e projeções folclóricas, provenientes das 20 regiões italianas.

Como funcionam as apresentações

O grupo apresenta-se de diversas formas, contratada ou não, podendo realizar apresentações em teatros, festas, jantares, casamentos, entre outros. Quando a apresentação realiza-se de forma contratada, todos os valores são revertidos para manutenção do próprio grupo, como trajes, aparelhagem de som, itens de cenário, adereços, música, material cultural, etc...